IST – MedEngine – Projetos

Na EMBS, acreditamos que o progresso das tecnologias de saúde assenta na colaboração entre os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de análises, etc.), que conhecem e lidam com problemas clínicos específicos, e os engenheiros, cuja formação assenta na resolução de problemas e desenvolvimento de tecnologias. Concluímos que a troca de ideias e a cooperação entre pessoas com formações e experiências diferentes é fundamental para o progresso tecnológico na área da saúde.

É este o paradigma dos Projecto MedEngine a surgir de problemáticas apresentadas em palestras do IST-MedNetworking e a ser solucionados por equipas multidisciplinares de diferentes áreas da Engenharia e da Saúde. 

No ano letivo 2019/2020, para explorar e solucionar um verdadeiro problema tecnológico em contexto clínico, começou o projeto Substituição de fios de monitorização por uma plataforma wireless, em colaboração com a CUF, o ISR e a Clinifar.

Estes fios condutores entre os elétrodos e o monitor nos sistemas são necessários para medir diferentes parâmetros fisiológicos. No entanto, há determinadas manipulações e movimentos do corpo do paciente em contextos de exame de diagnóstico ou mesmo de cirurgia que tornam-se mais difíceis de ocorrer. Porquê esta problemática? O que a torna tão inovadora?

Dar mais liberdade de movimento e conforto aos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde em redor do mesmo.