Colab Teste

O objetivo das CoLab Sessions é aproximar os estudantes à investigação científica realizada em Bioengenharia através de colaborações semestrais com laboratórios de investigação. Inicia-se o projecto com visitas de pequenos grupos de alunos a laboratórios. Estas visitas têm o propósito de divulgar projectos de investigação aos quais os estudantes se podem candidatar para acompanhar e trabalhar no projeto.

Sentes que o curso é demasiado teórico? Curioso com a área de bioengenharia? Queres pôr as mãos na massa? Então não esperes mais e candidata-te à nova edição das CoLab Sessions.

Instituto de Sistemas e Robótica

O ISR-Lisboa é uma instituição de RD&I fundada em 1992. Os grupos de investigação aqui presentes desenvolvem atividades multidisciplinares nas áreas de robótica e processamento de informação. Com um ambiente multicultural os mais de 100 investigadores desenvolvem aqui trabalho na vanguarda da robótica, em constante parceria com institutos parceiros.

Institute for Biotechnology and Bioengineering

O Instituto de Bioengenharia e Biociências é um departamento de investigação, criada em 2013 no Instituto Superior Técnico. O trabalho aqui desenvolvido tem o propósito de contribuir para o avanço tecnológico e científico nas mais diversas áreas da biotecnologia e das biociências, desde o desenvolvimento de novas terapias clínicas com recurso a células estaminais, à análise da complexidade das respostas celulares a alterações ambientais.

INESC Microsistemas e Nanotecnologias

O INESC Microsistemas e Nanotecnologias é um instituto de investigação e desenvolvimento sem fins lucrativos, criado em Janeiro de 2002, cujas principais áreas de investigação são os campos promissores da Nanotecnologia, Bio-nanotecnologia e Nanociências. Portanto, o trabalho aqui desenvolvido está na vanguarda da micro e nanotecnologia, estando, particularmente, focado em aplicações eletrónicas na área da tecnologia biológica e biomédica.

Instituto de Medicina Molecular

O iMM Lisboa - Instituto de Medicina Molecular é considerado um dos principais institutos de investigação científica em Portugal. Oferece um ambiente científico dinâmico e vibrante, onde o objectivo é promover a investigação biomédica básica, clínica, e de translação. Aqui poderás encontrar laboratórios de células estaminais, neurociência, imunologia e oncologia.

.

Projectos Actuais

Brevemente

“O tema do estágio foi super interessante, e foi uma grande oportunidade poder adquirir novos conhecimentos, principalmente numa área tão relevante nos dias de hoje. Este foi sem dúvida um ótimo investimento para mim e para a minha vida académica.” “Ocupou cerca de 2 a 3 horas semanais presencialmente e diria que cerca de 1 a 2 horas semanais de trabalho em casa. Os horários foram sempre bastante flexíveis e tendo em conta a nossa disponibilidade e carga de trabalho referente às aulas.”
Carolina Barata
Participante no projecto “Learning to detect basic 3D shapes from images” na última edição CoLab Sessions
.

Projectos Actuais

Brevemente

“A relação [com o responsável do projecto/PhD] foi excelente! Todo o pessoal que me acolheu foi super acessível. Estavam sempre prontos a apoiar-me e fazer-me sentir bem-vindo. O interesse e o gosto pelo que fazem é palpável, e o ambiente naquele grupo é fantástico.” “Os horários corresponderam ao que esperava. Em termos de trabalho presencial (no laboratório) eram essencialmente duas manhãs de cerca de 3 horas de trabalho. O trabalho fora dos laboratórios nunca foi exigente, e sempre me deixaram trabalhar ao meu ritmo.”
Carlos Clara
Participante no projecto “Assessing the in-vitro motility of bacterial symbionts from gorgonian corals” na última edição CoLab Sessions
“Através deste projeto também consegui perceber que esta é realmente uma área que gosto e quero investir no futuro (como, por exemplo, na tese de mestrado).”
Isabel Doutor
Participante no projecto “Bioengineering Strategies for Pluripotent Stem Cell Expansion and Differentiation” na última edição CoLab Sessions
.

Projectos Actuais

Brevemente

.

Projectos Actuais

Brevemente

“Foi tudo de acordo com o planeado, de duas sessões de 4h por semana. Conseguimos sempre combinar datas para cumprir o plano.”
Rafael Alves
Participante no projecto “Uso de ferramentas de bioinformática para compreender a biologia de agentes infeciosos” na última edição CoLab Sessions
"Gostei bastante porque me permitiu contactar pela primeira vez de tão perto com um ambiente de investigação, o que me poderá ajudar a decidir um percurso de carreira."
Margarida Uva
Participante da última edição CoLab Sessions